Conferencistas Convidados

Faculdad de Psicología
Universidad Alberto Hurtado
Santiago de Chile, Chile

A Dra. Antonia Larraín é docente e pesquisadora da Universidad Alberto Hurtado, Santiago de Chile, desde 2016, onde exerce atualmente os cargos de Professora Adjunta e Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Psicologia. Seus interesses de pesquisa incluem, entre outros, a relação entre discurso e cognição, com especial ênfase nas no desenvolvimento do pensamento a partir da argumentação na sala de aula. Tem realizado estudos sistemáticos sobre o potencial da argumentação no ensino de ciências (finaciamento FONDEF, CONICYT). Publicações.

Faculdade de Psicologia
Universidade Diego Portales

Santiago, Chile

O Mestre Claudio Fuentes é diretor do Centro para o Estudo da Argumentação e Raciocínio da Faculdade de Psicologia. Professor e pesquisador de pós-graduação em argumentação da Universidade Diego Portales, Santiago, Chile. Um dos mentores e organizadores, no Chile, dos Torneios Interescolares de Debates, programa pedagógico voltado para o desenvolvimento do raciocínio crítico/reflexivo de estudantes do ensino básico. Diretor assistente do Cogency–Journal of Reasoning and Argumentation. Pesquisador membro da ISSA, International Society for the Study of Argumentation. Desenvolve pesquisas em Lógica Aplicada, Lógica Informal e Cognição. Foi professor visitante nas Universidades de Salamanca (Espanha), Interamericana de Porto Rico (EUA), Recife (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). Publicações.

Centro de Educação e de Ciências Humanas
Universidade Federal de Sergipe
Aracajú, Brasil

A Dra. Isabel Michelan é Professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Vernáculas (DLEV). No PROFLETRAS, atua como coordenadora e ministra as disciplinas "Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e escrita e Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais"; na graduação, trabalha nas seguintes disciplinas: Linguística, Análise do Discurso, Introdução às Teorias do Discurso, Sociolinguística, Língua Portuguesa e Legislação e Ensino. Líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas), tem concentrado a pesquisa na área de Linguagem, com foco nas teorias do discurso e da argumentação, e Educação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: ensino-aprendizagem da argumentação, ensino de leitura e literatura, produção textual, linguística aplicada, análise do discurso e formação de professores. Publicações.

Faculdade de Educação
Universidade de São Paulo
São Paulo, Brasil

A Dra. Lúcia Sasseron é Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, ministra disciplinas para os cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física. Orientadora de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências IF-FE-IB-IQ-USP. Tem interesse, em particular, sobre os temas de estudos em: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Argumentação em sala de aula e Alfabetização Científica. Publicações.

Grácio Editor
Coímbra, Portugal

O Dr. Rui Alexandre Grácio é professor profissionalizado e formador especialista, atuou no Ensino Secundário e Universitário, sendo autor de vários manuais escolares assim como de expressivas publicações na área de linguagem, argumentação e retórica. Entre as obras em livro destacam-se: Racionalidade argumentativa; Consequências da retórica. Para uma revalorização do múltiplo e do controverso; Discursividade e perspectivas. Questões de argumentação; A interacção argumentativa, Fenomenologia, Hermenêutica, Retórica e Argumentação; Teorias da argumentação; Perspetivismo e Argumentação; Vocabulário Crítico de Argumentação; A argumentação na interação. É editor desde 1996, dirigindo atualmente a Grácio Editor. Publicações.

Organização:
  • Facebook Social Icon
Apoio: