

I Congresso Nacional
IV Seminário Internacional
Argumentação na Escola
UFPE - Recife
17 a 20 de Setembro de 2018
Programa






O evento Argumentação na Escola foi pensado com o objetivo de fomentar e investigar as práticas de argumentação no ambiente escolar, em especial na sala de aula. Por isso, além do espaço de apresentação de trabalhos acadêmicos, da socialização de relatos da prática docente e das conferências com convidados nacionais e internacionais, teremos, no dia 17/09, um dia dedicado à formação, com diversos minicursos, tanto para os iniciantes quanto para aqueles que já estão envolvidos com a Argumentação na Escola.
17 de setembro - Minicursos
das 8h as 18h
Código: MC01
Título: Argumentação na Formação de Professores: conhecimento e vivência de uma experiência em curso
Carga Horária: 8h
Ministrantes: Sylvia De Chiaro e Raquel Nogueira
Descrição: O minicurso tem uma proposta teórico-vivencial partindo do duplo objetivo de propiciar conhecimento e vivência de uma experiência de formação de professores em Argumentação. Ao longo do curso, os participantes entrarão em contato com o detalhamento da proposta de uma disciplina de Argumentação na Educação, para graduandos em Pedagogia e Licenciatura Diversas, e serão convidados a participar da mesma formação vivenciando os seus conteúdos principais.
Código: MC02
Título: Metodologias Ativas na Promoção da Argumentação
Carga Horária: 8h
Ministrantes: Valter Montanher e Kátia Calligaris Rodrigues
Descrição: O objetivo do minicurso é apresentar as potencialidades das metodologias de ensino ativas, nas quais o estudante é protagonista de seu aprendizado, na promoção de episódios argumentativos. Além disso, o minicurso enfatizará a relevância das ações discursivas do professor na promoção e manutenção da argumentação com vistas à construção do conhecimento.
Código: MC03
Título: Estratégias pedagógicas para o trabalho com argumentação em ambientes de aprendizagem e aplicativos de conversa
Carga Horária: 8h
Ministrantes: Alisson Valença
Descrição: O minicurso tem o objetivo de apresentar estratégias pedagógicas e gerar reflexões acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e de aplicativos de conversa para a promoção da aprendizagem através da argumentação em contextos como a educação básica, a educação superior e a formação de professores.
Código: MC04
Título: Argumentar para aprender: o Modelo do Debate Crítico como método de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 8h
Ministrantes: Ana Carla da Silva, Dayse Arianne de Souza, Stefânio Ramalho do Amaral e Tania Maria da Silva
Descrição: O objetivo deste minicurso é explorar os fundamentos do Modelo do Debate Crítico (MDC), enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares ancorado em práticas argumentativas. Neste minicurso serão explorados os fundamentos da argumentação e do MDC, além de vivência prática sobre o funcionamento do referido Modelo.