Submissão

Período de submissão de trabalhos - 12 de março a  25 de junho de 2018

Os trabalhos submetidos deverão versar sobre a Argumentação na Escola, dentro de alguma das temáticas descritas abaixo:

T01 - Argumentação e processos de construção do conhecimento: a temática trata do papel mediador da argumentação na (trans)formação de perspectivas (conhecimento) sobre fenômenos do mundo físico e social.

T02 - Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo: trabalhos que estudam o papel mediador da argumentação no desenvolvimento e funcionamento de formas autorreguladoras de pensamento que possibilitam ao indivíduo refletir sobre fundamentos e limites do conhecimento que gera sobre o mundo (operação de natureza eminentemente metacognitiva).

T03 - Aquisição/Desenvolvimento de condutas argumentativas: estudos que investigam a emergência, no discurso infantil, de operações de natureza cognitivo-discursiva que constituem e possibilitam a argumentação. Bem como o estudo de manifestações precoces de condutas ditas ‘protoargumentativas’ – que antecedem o desenvolvimento da argumentação no plano verbal.

T04 - Produção de gêneros argumentativos escritos: essa temática centra-se nas demandas e processos característicos da produção de gêneros argumentativos escritos bem como dificuldades enfrentadas por alunos dos níveis fundamental, médio e superior nesta produção.

T05 - Vivências argumentativas em sala de aula: essa temática trata de experiências vividas em sala de aula que não se configuraram como um processo de pesquisa concebido enquanto projeto, implementação, coleta e análise de dados, mas que geraram experiências interessantes com resultados positivos no que tange a argumentação em sala de aula.

Há três formas possíveis para participação com apresentação de trabalhos: em Sessão de Comunicação Oral, em Sessão de Painéis, ou em Sessão de Relatos de Experiência. Desta forma, a submissão de trabalhos no I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional Argumentação na Escola deve visar a apresentação em uma dessas sessões:

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL: essa sessão se refere a apresentação de Trabalhos completos, ou seja, artigos acadêmicos que relatam pesquisas (ou recortes de pesquisa) que já foram finalizadas sobre a temática da Argumentação na Escola. Portanto os textos devem conter introdução, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências. Caso caracterizem-se como artigos teóricos devem conter introdução, desenvolvimento, discussão, considerações finais e referências. Os  trabalhos completos selecionados pela comissão científica serão apresentados em Sessões de Comunicação Oral organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas. Forma de apresentação: as sessões de comunicação oral serão organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas. Desta forma, cada sessão deverá conter por volta de 5 apresentações, as apresentações deverão utilizar slides digitais (PowerPoint ou similar) e durar cerca de 15 minutos com 10 minutos para dúvidas e comentários da assistência.  

SESSÃO DE PAINÉIS: essa sessão se refere a apresentação de Trabalhos em andamento, ou seja, artigos acadêmicos que apresentam resultados parciais de pesquisas em andamento sobre a temática da Argumentação na Escola. Da mesma forma que os trabalhos completos, os trabalhos em andamento devem conter introdução, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados preliminares ou esperados e discussão, considerações finais e referências. Caso caracterizem-se como artigos teóricos devem conter introdução, desenvolvimento, discussão, considerações finais e referências. Os trabalhos em andamento selecionados pela comissão científica serão apresentados na Sessão de Painéis. Forma de apresentação: a sessão de painéis será organizada a fim de favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas. Desta forma, cada painel deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverá ter uma alça para fixá-lo. O autor do trabalho deverá ficar ao lado do painel, durante toda a sessão, para que possa compartilhar e responder a dúvidas de todos que visitarem seu painel.  

SESSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA: essa sessão se refere a apresentação de Resumos expandidos que apresentam relatos de práticas de ensino. Os relatos devem estar relacionados com práticas de Argumentação na Escola. Os relatos selecionados pela comissão científica serão apresentados em Sessões de Relatos de Experiência. Forma de apresentação: as sessões de relatos de experiência serão organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes a fim de propiciar um ambiente para compartilhar as experiências vivenciadas em sala de aula. Desta forma, ao início da sessão os autores serão convidados a realizar uma breve fala de no máximo 15 minutos, apresentando as ideias e contribuições principais de seu relato. As falas serão informais, dispensando o uso de projeção ou qualquer material de apoio e acontecerão na sequência. Após a apresentação de todos os relatos, o coordenador da sessão irá fomentar o debate com perguntas em torno dos relatos apresentados, com perguntas entre os apresentadores e propiciará ainda perguntas da plateia, até esgotar-se o tempo proposto para a sessão.

Período de análise de trabalhos - 12 de março a  10 de julho de 2018

Todos os trabalhos submetidos ao evento serão analisados pela comissão científica. Trabalhos que não estiverem dentro da formatação solicitada pelo evento e/ou não versarem sobre a temática Argumentação na Escola não serão aceitos para apresentação/publicação.

Passo a passo para a submissão de trabalhos

1) Prepare seu trabalho seguindo as normas de formatação apresentadas em TRABALHO.

2) O autor principal deverá preencher e enviar o Formulário de Inscrição.

3) Submeta o trabalho como arquivo anexo para o e-mail: argnaescola@gmail.com. Os arquivos enviados devem estar no modelo de arquivos do word e nomeados com "sobrenomedoautorTC.doc" para Trabalhos Completos (Ex: dechiaroTC.doc), ou com "sobrenomedoautorTA.doc" para Trabalhos em Andamento (Ex: dechiaroTA.doc), ou ainda com "sobrenomedoautorRE.doc" para Relatos de Experiência (Ex: dechiaroRE.doc)

4) No corpo do texto do e-mail é IMPRESCINDÍVEL informar a TEMÁTICA de cada trabalho submetido, desta forma, escreva: "título do trabalho" - TO1 (ou T02, ou T03, ou T04 ou T05) 

ORIENTAÇÃO para o caso de submissão de 2 (dois) trabalhos: 

Participantes que encaminharem dois trabalhos como autor principal (número máximo permitido) deverão fazê-lo em arquivos separados e numerando os arquivos ("sobrenomedoautor1TA.doc"; "sobrenomedoautor2TC.doc"), por exemplo: dechiaro1TA.doc e dechiaro2TC.doc. Não há limite para submissão como co-autor.

Organização:
  • Facebook Social Icon
Apoio: